Translate

domingo, 3 de novembro de 2013

Muito Conforto num terreno 10x20, com Elaine Furtado.

A arquiteta Elaine Furtado, da Esfera Arquitetura e Engenharia, http://www.esfera.arq.br é uma profissional de extrema competência e bom gosto. Gosta de desafios e propôs a apresentação de um projeto desafiador. Num terreno de 10 metros de frente, por 20 de comprimento, onde os clientes desejavam conforto, amplidão e lazer. Assim foi feito...
Junto ao trabalho de Elaine Furtado, temos o luminotécnico e especificação de acabamento da designer Abadia Lopes e também, empresas uberabenses de altíssima qualidade:
Móveis Basílio - (34)3336-8885
Ubergramas -(34)3322-2440
DVT Blindex -(34)3321-9800
Eletro Fonte -(34)3331-0008
Arte Objetos -(34)3312-6194


Segundo a arquiteta, a fachada foi bem audaciosa. Um jogo de volumes ressaltados por cores diferentes e um brise de concreto, todo em balanço, leva o olhar de quem chega, para o alto, valorizando o desenho da obra.

Detalhe do brise de concreto que abraça a janela de canto, toda em vidro.

Ao entrarmos, a surpresa é ainda maior, um living todo integrado e muito amplo.

O projeto de interior também é bem diferenciado e chama a atenção a mistura de elementos, desde o arrojo dos móveis de designer, às peças de tradição familiar.



O lavabo demonstra bem a ideia da decoração dessa edificação, uma releitura de um chafariz ou de uma "bica da roça" onde a água sai da parede e cai na cerâmica apoiada na madeira.

As lembranças afetivas dos moradores podem ser reproduzidas de forma contemporânea.

Contrapondo à madeira, pastilhas de vidro foram usadas para revestir a parede oposta à bancada.



No pavimento superior temos um quarto de hóspedes, com espaço de circulação muito bom.
Uma sala de TV
Um escritório acoplado a essa sala de TV, separado apenas por um porta painel.





O quarto do casal que é muito amplo.

Um detalhe interessante foi a utilização do banco de madeira, herança familiar, com mais de 100 anos de existência, servindo de apoio à cama. Ficou lindo!


Armários planejados da Móveis Basílio


A janela de canto, vista da fachada com a brise de concreto, ilumina e areja o quarto.




O hall de distribuição dos cômodos no pavimento superior, também abriga uma peça centenária, a mesinha que agora serve de aparador.

A cozinha, muito bem planejada, está completamente integrada ao living, através de uma bancada de madeira com banquetas de fibra sintética, da Arte Objetos.

A mesa de jantar está posicionada bem ao lado da cozinha gourmet e um detalhe importante de se observar é a composição dessas cadeiras, olhem só: elementos completamente diferentes, algumas são de metal com couro sintético e outras de madeira com tecido e espaldar mais alto. Segundo a arquiteta "essa mistura é muito saudável e provova o movimento do olhar".






Uma visão de fora pra dentro do living, observem que a varanda está completamente ligada ao jantar e ao estar.

A escada que conduz ao segundo pavimento é escultural e não possui guarda corpo, dando uma sensação de muita leveza e amplidão.


Cada canto é valorizado pela iluminação e pelos objetos decorativos.

Vista de cima, a escada, toda revestida em madeira maciça.

Na varanda, os móveis dividem o espaço com obras de arte e nesse caso, temos uma tela do artista Paulo Resende, encostada à parede e apoiada no aparador. Segundo Elaine Furtado, essa é uma tendência que facilita a transformação dos espaços, já que as paredes não precisam ser furadas.
Imaginem que além desse casão, ainda temos espaço para uma varanda ajardinada e nesse caso as plantas foram colocadas em cachepôs, também pensando na praticidade.



Olha o detalhe do jardim...

Está provado que é possível ter muito conforto, beleza e praticidade num terreno pequeno. Desafio superado com louvor. Parabéns Elaine Furtado e equipe Esfera Arquitetura e Engenharia, parabéns à designer Abadia Lopes e parabéns aos amáveis proprietários que nos receberam tão bem.

3 comentários:

  1. ualll um luxo só

    Uma linda noite pra vc...
    Bjks
    Blog da Biane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Biane,
      Uma ótima tarde pra você.
      Volte sempre!

      Excluir
  2. a planta dessa casa como consigo? meu e-mail é sergio_musicaclar@hotmail.com

    ResponderExcluir