Translate

segunda-feira, 26 de março de 2012

Aprenda a usar as sobras de tecidos na decoração



Muitas vezes, quando vamos estofar ou revestir uma parede com tecidos, sobram pequenos retalhos que acabam indo para o lixo.Estivemos na Plásticos Polako e o Venito Borges apresntou ótimas dicas para aproveitarmos essas sobras.


Vamos lá:






Podemos fazer pequenos quadros decorativos, com formatos variados...

Inclusive com sobreposição de elementos artesanais, nesse caso flores de croche, feitas com fibras de côco.
Podemos também, renovar a cúpula de um abajur.
Precisaremos de cola branca, cola instantânea, pincel. espátula, restos de tecidos,lixa fina, cúpulas de abajur e pequenos pedaçõs de laminados de madeira.


Essa madeira é aquela, bem fina, usada para móveis planejados.


Com a cúpula, meça o tamanho do tecido e corte.


Dilua a cola branca com um pouquinho de água, na proporção de 1 porção de água para 3 de cola e com um pincel espalhe por toda a cúpula.
Cole o tecido, espere secar e faça o acabamento, embutindo a parte superior e inferior, usando cola branca. Caso queira maior rapidez, use cola instantânea.


Agora vamos fazer os quadros. Escolha o tecido, faça a medida usando a própria madeira, com a cola branca, na mesma diluição, esparrame por toda a madeira (parte mais áspera)


Cole o tecido, sempre passando a mão para não ficar nenhuma bolha. Espere secar. Depois de aproximadamente 2 horas, passe a lixa nas laterais, até que todo o excesso de tecido saia.



Cole o gancho com cola quente ou use preguinhos. Agora é só colocar na parede.


No caso da cúpula enviesada, para cortar o tecido, coloque a cúpula nessa posição, sobre o tecido e vá girando e marcando com um lápis, até fazer um ângulo de 180 graus, corte e cole. Usaremos colainstantânea, só nas extremidades do tecido. Nas dobras, superior e inferior, também. Muito cuidado, faça uso de uma espátula para ir pressionando o tecido e evitar que o dedo cole junto.


O resultado é esse.


Olha só que lindo visual!


Quadros charmosos e muito econômicos. Aproveitem as dicas e passem na Plásticos Polako, Av Capitão Manoel Prata, 939, Uberaba-MG, lá tem tudo para quem quer decorar muito bem.


Obrigada Venito, as dicas foram ótimas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário